logo

Comprar ou arrendar: as cinco razões pelas quais comprar casa é a escolha acertada

Comprar casa

Comprar casa ou arrendar ainda é uma questão para muitos moradores e apesar do mercado nacional se inclinar para a primeira opção, o cenário ao longo dos anos tem mudado. As diferenças entre as duas opções significam percursos muito diferentes no seu futuro. Arrendar uma casa significa, inerentemente, pagar para ocupar um espaço que não lhe pertence, mas sim a outra pessoa. A opção poderá ser atrativa em alguns casos como, por exemplo, jovens universitários à procura da primeira casa.

Comprar casa é pagar por algo que será seu, uma forma de enriquecer o seu património e, garantir estabilidade e segurança. Quando se fala na compra de um imóvel, a reação inicial, é normalmente, a falta de capital disponível. Em muitos casos, esta conclusão parte da falta de informação.

A dúvida surge então, quando é a melhor ocasião para comprar casa? A resposta é simples, não existe um momento perfeito, no entanto, a consultora imobiliária ideal, que o acompanha no processo pode fazer toda a diferença.

Deixamos cinco benefícios a ter em conta na hora da decisão:

1. Património

Quando compra um imóvel está a construir património, um investimento que perdura para o seu futuro, sobre a qual tem absoluto controlo.

2. Perspetiva de valorização

Uma propriedade é um ativo que tem múltiplas aplicações, na qual se eventualmente optar por adquisição, esta confere a possibilidade imediata de habitação, arrendamento ou revenda. A liberdade é um aspeto apelativo, considerando as taxas de rentabilidade em vigor no mercado. Caso a oscilação se revele eficaz, irá reaver a quantia inicialmente investida ou até obter lucro.

3. Segurança e estabilidade habitacional

Investir na compra de um imóvel, é um investimento a longo prazo para o resto da vida. Quem adquire uma casa fá-lo com o propósito de usufruir da mesma por um longo período de tempo, uma escolha que aporta maior estabilidade, uma vez que o proprietário terá poder de decisão superior no que diz respeito à sua permanência.

4. Investimento personalizável

Ao comprar uma casa, terá a possibilidade de gerir o seu espaço como bem entende, pode considerar aspetos como o número de quartos, ter ou não garagem, a escolha da localização, entre outros. Terá a oportunidade de efetuar a gestão das divisões com a configuração que vá de acordo com as suas necessidades e preferências, sem qualquer tipo de restrições.

Caso queira remodelar o espaço interior, também não terá que obter autorização prévia, como acontece em casas arrendadas. As alterações ao seu gosto poderão ser implementadas de forma autónoma.

Caso queira levar a sua personalização a um patamar superior, pode optar por comprar casa em planta (link para o artigo do mês passado). Algumas empresas construtoras dão-lhe mesmo a possibilidade de efetuar alterações estruturais.

5. Prestação inferior

No caso de compra, a prestação de um crédito habitação é, por norma, mais baixa do que a renda de uma casa alugada. Mesmo considerando os valores atuais dos juros, que se encontram baixos, aumentando assim a diferença, as prestações, por norma, são sempre mais baixas que a rendas.



A Ponto Urbano tem o conhecimento, a experiência e uma equipa de especialistas para o acompanhar no processo de compra e tornar este seu sonho numa realidade.

Se ainda resta alguma dúvida, fale connosco.

Casal em casa

Rigor no projeto


Qualidade na obra