
Comprar uma casa é para muitos um objetivo de vida. Contudo, este processo passa por várias tomadas de decisão. Uma delas é sobre a tipologia a escolher e que esteja de acordo com as suas necessidades ou desejos.
Neste artigo damos algumas dicas sobre como encontrar a tipologia certa.
Jovens solteiros ou casais sem filhos
Viver sozinho ou em casal pode ser sinónimo de começar a vida adulta num T0 ou T1. Com preços mais acessíveis, as casas desta tipologia são também mais fáceis de manter e estão, normalmente, bem localizadas e perto do trabalho e da vida social.
Casais com filhos pequenos
A chegada dos filhos pede mais espaço. As tipologias T2 ou T3 permitem ter já um quarto extra para a criança e/ou até para brincar ou trabalhar. Seja moradia ou apartamento, escolher uma casa T2 ou T3 permite ter áreas mais amplas, mas sem abdicar do conforto e da funcionalidade.
Famílias com filhos adolescentes
À medida que os filhos crescem a privacidade pode ser um fator a considerar. Nestes casos, os T3 e T4 garantem que cada membro da família tem o seu próprio espaço. Além da possibilidade de existir um quarto por pessoa, nestas tipologias as áreas comuns são também maiores. Ou seja, há mais espaço para estar em família e receber amigos.
Casais de meia-idade com filhos a sair de casa
Quando os filhos saem de casa, muitas famílias voltam a olhar para o mercado em busca de uma habitação mais pequena. Por norma, muitas apostam em tipologias T2 ou T3, e assim têm, pelo menos, mais um quarto disponível.
Idosos e reformados
Na terceira idade, o conforto, a funcionalidade e a acessibilidade tornam-se prioridade. Aqui há quem prefira manter-se na habitação adquirida após a saída de casa dos filhos ou então optar por um T1 ou T2.
Outros importantes fatores de decisão são a manutenção da casa adquirida e a escolha por uma localização mais próxima dos serviços essenciais.
Independentemente da fase de vida em que se encontra, na Ponto Urbano temos um vasto leque de opções que respondem às necessidades e desejos de todos. De apartamentos a moradias, o nosso portfólio permite-lhe escolher uma habitação tanto no centro da cidade como em áreas limítrofes.
Na Ponto Urbano encontra habitações de todas as tipologias com generosas áreas e construídas a pensar nas necessidades e desejos atuais dos compradores.
Se tem até 35 anos, então pode também recorrer ao Crédito Habitação Jovem, que lhe permite ter condições especiais na compra de casa, como o financiamento a 100% e a isenção do IMT e do Imposto do Selo.
Para que a sua escolha seja a mais correta pode também ler o nosso artigo com as 10 dicas úteis para encontrar a casa ideal e contar com a ajuda da nossa equipa comercial.