logoFinanciamento

REABILITAÇÃO URBANA: UM PILAR PONTO URBANO

O processo de transformação do espaço urbano, compreendendo a execução de obras de conservação, recuperação e readaptação de edifícios e de espaços urbanos, para melhorar as suas condições de uso e habitabilidade, conservando o seu carácter fundamental, é habitualmente definida por Reabilitação Urbana.

A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património reitera ainda que, a reabilitação urbana são todas as obras de intervenção em contexto urbano, que sob uma estratégia já predefinida, em diferentes escalas, desde o território à escala do edifício em questão, tencionam valorizar a qualidade de vidas das pessoas, o ambiente urbano e que, conjuntamente, salvaguardem a identidade do património construído, diminuem as assimetrias sociais e também, promovam a participação dos cidadãos na definição de objetivos.

Para garantir uma reabilitação urbana eficaz é necessário ter um profundo conhecimento do edificado existente, em todos os seus contextos. Desde o contexto histórico ao da evolução urbana, os valores culturais e patrimoniais, aos sociais e às características dos sistemas construtivos tradicionais a preservar, bem como a estrutura social residente. É vital que exista uma avaliação prévia à sua implementação e um planeamento que contemple essa parte do edifício, linhas de ação que a Ponto Urbano respeita e traça.

Assim damos ênfase às nossas mais recentes obras de reabilitação urbana, alicerçadas nos valores a cima referidos:

Confeitaria Peixinho

Confeitaria Peixinho

Criada em 1856, a Confeitaria Peixinho é o epicentro da tradição e originalidade da doçaria regional aveirense, tendo como responsabilidade o título de a “Casa mais antiga de Ovos Moles de Aveiro”.

Em 2019, reabilitámos o edifício, de forma minuciosa, em cinco semanas, preservando os seus valores culturais e dando uma nova vida estética a esta casa com 162 anos de história.

Edifício Tear

Edifício Tear

O edifício Tear, na Avenida Lourenço Peixinho, também possui a assinatura Ponto Urbano. Uma reabilitação que salvaguardou a fachada do edifício, não comprometendo a sua identidade exterior, dando-lhe, porém, um interior moderno e sofisticado.

Edifício Cinco Avenida

Edifício Cinco Avenida

O empreendimento Cinco Avenida nasce da vontade reabilitar uma fachada histórica da cidade, contribuindo para o rejuvenescimento da mais antiga avenida de Aveiro, a Lourenço Peixinho.
O edifício representa a relação perfeita entre a conservação da história e a arquitetura moderna.


Para além de reabilitarmos património já construído, também damos vida a ícones da cidade, que necessitam de uma nova estrutura e identidade, reconstruindo-os na íntegra. Dois dos projetos mais sonantes com carimbo Ponto Urbano são:

Café Convívio

O Café Convívio nasceu em 1973 e é um local de encontro para todos os Aveirenses. Em 2018, passou por uma reabilitação de raiz, para criar um espaço acolhedor que apresenta uma decoração mais moderna, mantendo, porém, todas as memórias antigas e a mesma carta que todos adoram.

Café Ramona

Hamburgueria de referência em Aveiro, o Café Ramona, conta com uma história que remonta até 1973. Após reabilitação total, reabriu ao fim de 13 meses, para presentear a todos os seus clientes com um novo espaço mais moderno e amplo.


Para a Ponto Urbano, preservar a história de cada cidade, através da manutenção do património arquitetónico é uma obrigatoriedade. As nossas cidades estão a assistir à degradação progressiva das suas estruturas urbanas, dos seus edifícios, dos seus espaços exteriores. Torna-se, assim, essencial o desenvolvimento de processos de reabilitação urbana integrada, racionalizando recursos e evitando intervenções dispersas.

A Ponto Urbano apresenta como pilar o respeito e a preservação do passado, criando de forma simultânea valor arquitetónico, ao primar por projetos que consideram a envolvente e simultaneamente estejam na vanguarda do traço.

TODAS AS NOTÍCIAS

Rigor no projeto


Qualidade na obra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS